Apoio não financeiro: Como a Yunus Brasil apoia um negócio social
Um negócio social precisa entregar resultados em três áreas principais: impacto social, sustentabilidade financeira e resiliência organizacional. Mas, para amadurecer nessas áreas, os negócios precisam mais do que apenas capital; eles também exigem apoio não financeiro, treinamento e acesso a redes. O apoio não financeiro ao crescimento é crucial para ajudar os negócios sociais a desenvolver capacidades internas para impulsionar impacto.
ESTUDO DE CASO: INSTITUTO MUDA
O Instituto Muda, aqui no Brasil, é um negócio social com o qual trabalhamos de perto para ajudá-lo a crescer. O Muda enfrenta o problema da gestão de resíduos em São Paulo, estado que gera 20.000 toneladas de lixo diariamente, mas apenas 5% dos edifícios residenciais possuem serviço público de coleta seletiva de lixo, e a maior parte deles é destinada a aterros sanitários. O Instituto Muda coleta resíduos recicláveis de condomínios de alta renda e os processa por meio de cooperativas de reciclagem de resíduos. Eles apoiam diretamente 85 empregos e fornecem emprego à famílias de baixa renda, ex-moradores de rua e ex-dependentes químicos nas cooperativas. No lado ambiental, 100 toneladas de material reciclável são desviadas do aterro mensalmente.
COMO FUNCIONA NOSSO SUPORTE?
Durante nosso processo de investimento no Brasil, analisamos cuidadosamente os potenciais pontos de ação de uma empresa, então, quando estamos confiantes em realizar o investimento, conhecemos os pontos nos quais o negócio social deve melhorar e aprimorar. No último ano, nosso time tem oferecido suporte estruturado, concentrando-se em três áreas principais para assistência ao crescimento:
1. Suporte Operacional: Um problema que pode ser resolvido com a implementação de sistemas e processos corretos.
Muitas vezes, as empresas em estágio inicial ainda não têm os processos estabelecidos que uma empresa maior teria no local. Quando investimos no Instituto Muda, eles precisaram de ajuda para prever suas despesas complexas com o planejamento financeiro. Vimos a necessidade de uma solução operacional e então, optamos por encaminhá-los para um consultor externo para analisar de perto suas finanças. Não havia necessidade da contratação de um funcionário em tempo integral (que sairia caro para a empresa), portanto a conexão com um consultor financeiro competente e experiente era a intervenção mais apropriada e valiosa.
2. Suporte Estratégico: Onde o negócio requer mais de um suporte estratégico em torno do desenvolvimento de negócios que não é tão simples quanto um processo operacional.
Às vezes, o apoio ao crescimento precisa ser mais estratégico. Quando o Instituto Muda procurava o marketing de seu produto B2B, precisava de conselhos estratégicos para entender como aumentar sua base de clientes. Para prestar essa assistência especializada, a YSB Brasil recrutou o vice-presidente de Branding e Marketing de uma grande empresa brasileira com orientação pro bono. Eles receberam apoio com a construção do pitch que seria apresentado para outras empresas, ajuda na construção do site, dicas do tom de linguagem usado e mensagens-chave. As mentorias são mais eficazes quando o relacionamento é focado na resolução de um determinado desafio e conduzido por metas pré-determinadas. Na YSB Brasil e globalmente estamos construindo uma rede de mentores pro bono para ajudar todos os negócios sociais com suporte especializado.
3. Rede: Esse tipo de apoio é essencial para caso o negócio social precise contratar uma nova posição ou encontrar um novo fornecedor. Nossa rede na Yunus Social Business é ampla e diversificada e nosso objetivo é garantir que os negócios em nosso portfólio obtenham todos os benefícios.
Alavancando nossa rede estabelecida, a YSB Brasil construiu uma parceria com uma empresa de administração de condomínios em São Paulo, que criou uma linha de contratos para o Instituto Muda. Nosso próximo objetivo é promover o Muda e os outros negócios em nosso portfólio, recomendando-os aos grandes clientes corporativos com quem trabalhamos aqui no país e internacionalmente. Construir sinergias entre empresas sociais menores e empresas corporativas é incrivelmente importante na criação de um ecossistema diversificado de negócios sociais.
“O apoio não financeiro do YSB Brasil é extremamente importante”, disse Alexandre Furlan, CEO e fundador do Instituto Muda. “Primeiro, porque a marca Yunus pode alcançar empresas, instituições e pessoas que nunca poderíamos alcançar sozinhos como uma pequena empresa. Temos acesso a oportunidades de mentoria com pessoas e organizações que simplesmente não teriam sido possíveis se não tivéssemos tido apoio deles. Ao apresentar nossos serviços a novos clientes, é um grande benefício fazer parte do portfólio da YSB Brazil para aumentar a conscientização sobre o negócio. O suporte de gestão de portfólio que recebemos nos fornece um planejamento prático de negócios, orientação na definição de nossas metas de receita e análise de nossas despesas. A YSB Brazil está constantemente nos pressionando para fazer melhor e vemos que esse é um apoio realmente positivo para promover nosso desenvolvimento. ”
COMO O APOIO AJUDOU?
É difícil medir exatamente como o apoio não financeiro afeta a lucratividade de uma empresa. No entanto, desde a nossa parceria com a Muda nos últimos 18 meses, eles conseguiram alcançar três vezes a quantidade de clientes inscritos que tiveram nos nove anos anteriores à nossa intervenção. Um grande crescimento! Nosso apoio não é apenas financeiro e está realmente ajudando o Instituto Muda a crescer financeiramente.